EB1 de Santo Estevão

 

Caracterização da Escola de Santo Êstevão 

 

A escola EB1 de Santo Estêvão fica situada na freguesia de Santo Estêvão, concelho de Chaves, pertencente ao Agrupamento Vertical de Escolas Nadir Afonso. Esta freguesia é constituída unicamente pela vila de Sto. Estêvão, também conhecida pela “vila medieval”.
Fica, geograficamente, situada num meio rural, na veiga de Chaves, no sopé da serra de Brunheiro, distando 6 kms da sede do agrupamento e os mesmos de Chaves. O acesso à vila faz-se pela estrada nacional nº 2, em direcção à fronteira de Vila Verde da Raia. Dista, 3 kms, da auto-estrada A 24.
Com datação do sec XIII existe uma torre (denominada aqui como castelo); esta “vila”, outrora chamada SANCTUS STEPHANES DE CHAVIAS, foi de grande importância histórica e estratégica; foi aqui que o rei D. Afonso III casou com Dª. Beatriz; aqui, também, casou a filha do rei D. Sancho I com o rei de Leão; nesta “vila” viveu o futuro rei D. Afonso II, filho de D. Sancho I.
A população dedica-se, essencialmente, à agricultura, embora haja, bastantes residentes, na construção civil e nos serviços, em Chaves. Ao nível agrícola cultiva-se a batata, o centeio, hortícolas e vinho; existem, embora poucos, castanheiros; o porco é fundamental; existem rebanhos de ovelhas e uma vacaria. A escassos 3 kms, na zona de Nogueirinhas, construíram uma barragem que funciona como reservatório de água, para a rega.
Na vila existe educação pré-escolar que funciona nas antigas instalações da primária, situando-se perto da escola do 1º ciclo; funciona perto da escola um Lar de Idosos (Centro Comunitário).
A junta de freguesia possui sede própria e gere as duas salas de aula desactivadas.
 Na “vila” há dois (2) ranchos folclóricos.
As festas são em honra de Stº. Estêvão, no dia 26 de Dezembro.
Existe uma casa de turismo rural, casa de Stª. Isabel.
Há, também, vestígios que indicam a antiguidade desta aldeia: torre, moedas romanas, lagares romanos, nomes de ruas lembrando espaços antigos (Reduto, Trincheira, Portela e Paço).
Esta escola tem actualmente duas turmas, uma com o 1.º e 2.º anos e outra com os 3.º e 4.º anos, num total de 20 alunos.
Os professores titulares de turma são:
Professora Maria Glória Ferreira
Professor Francisco Pelouro