EB1 de Águas Frias

Caracterização do Meio

A escola de Águas Frias é frequentada por alunos de várias aldeias próximas, pertencentes ao concelho de Chaves. A escola dista da sede do concelho aproximadamente 15 Km. Esta zona, caracteriza-se por uma massa compacta de terras altas, de topografia complicada, um aglomerado de picos e serras, com características singulares nos aspectos humano, económico e cultural.
Trata-se de uma região económica e socialmente deprimida. Grande parte da sua população activa encontra-se no estrangeiro e no litoral português não tendo parado desde há décadas. A população envelhece e os campos ficam ao abandono. A indústria é praticamente inexistente e o comércio tradicional sente dificuldades em singrar na concorrência desigual que tem que manter com as grandes superfícies comerciais que, progressivamente, se têm vindo a instalar nos centros urbanos mais próximos, em especial na cidade de Chaves.
O clima, frio e húmido, está condicionado por inúmeros factores, como a latitude, a altitude e pela vegetação (florestas). Define-se por um Inverno agreste e prolongado, verificando-se frequentemente a ocorrência de nevões e geadas. Por seu lado, o Verão é muito quente e pouco prolongado.
Os principais empregadores são a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia.
Na vertente cultural existem apenas as manifestações tradicionais das festas religiosas, como: a Santa Bárbara e o S. Pedro que se festeja no primeiro fim-de-semana de Agosto, na aldeia de águas Frias. Temos ainda as festas dos padroeiros das várias aldeias de onde são oriundos os alunos.
Para além destas romarias, perduram as tradições da matança do porco, a “Noite de Consoada” (com pratos tradicionais), o Natal, a noite de “Passagem de Ano”, o Carnaval e a Páscoa.

Projecto Ciência na Escola - "DÁVIDA"

Para darmos desenvolvimento ao Projecto "DÁVIDA" apresentado pelas coordenadoras Etelvina Jorge e Ester Duque, fez-se a apresentação de um Power Point sobre a importância das plantas na sustentabilidade da vida. Esta actividade introdutória serviu de motivação para a escolha do nosso projecto a desenvolver, "A nossa horta".

Catalogação de sementes hortícolas
As nossas sementes nasceram
Limpámos as ervas daninhas
A nossa horta tem:
alhos, ervilhas, favas, couves, nabos, feijão, milho