Centro Escolar de Santa Cruz/Trindade


Caracterização do Centro escolar
Geográfica
A Escola Básica de Santa Cruz/Trindade fica situada, na Rua Joaquim Nazarém nº25, na Freguesia de Santa Cruz/ Trindade. É uma das freguesias do concelho de Chaves. Dista 64 Km da capital do distrito de Vila Real e a 8 Km da fronteira com Espanha e integra-se na região de Trás-os-Montes. Perto localizam-se os centros comerciais Lidle, Modelo e a Igreja Sagrada Família. Está inserida numa zona periférica do cento urbano.
Instalações
O Centro Escolar é um edifício de construção moderna e recente, sendo inaugurado, no dia 5 de Outubro de 2010, por Sua EX.ª o Sr. Ministro da Presidência da República Pedro Silva Pereira e faz parte do Agrupamento de Escolas Nadir Afonso.
 No piso zero encontram-se 10 salas de aula do 1º C.E.B. e  5 de J.I., com W.C., 1 sala de Apoio Educativo, 1 sala de informática , 1 Biblioteca, 1 Polivalente, 1 Refeitório e 1 átrio com Bufete  e Reprografia. Na zona de serviços encontram-se: 1 sala de funcionários, 1 sala de professores, 1 sala de atendimento aos Encarregados de Educação, 1 gabinete de psicologia/ primeiros socorros, 1 gabinete da Coordenação e 1 W.C.
No piso 1 existem 10 salas de aula do 1º C. E.B., com W.C., 1 sala de Apoio Educativo e 1 sala de Expressões.
No piso -1 funcionam os balneários e o W.C.
O recreio possui 4 campos de jogos, 1 parque infantil e uma vasta área pavimentada rodeada de canteiros ajardinados.
Funcionamento
O horário de funcionamento, da actividade lectiva, é o regime normal, das 9h às 12h, na parte da manhã, e das 13h e 30 min às 15h e 30 min., na parte da tarde.
Todas as turmas do 1º C.E.B. usufruem das Actividades de Enriquecimento Curricular, estando garantido o horário do estabelecimento até às 17h e 30min, por professores contratados pelo Agrupamento. Diariamente, estas aulas são ministradas das 15h e 45min às 17h e 30 min, excepto dois dias por semana em que as mesmas se realizam durante o período da manhã.
População
A escola possui 20 Professores titulares de turma, 12 Professores de apoio, 5  Educadoras e uma Educadora de apoio, 3 Professoras da Educação Especial, 12 Professores das A.E.C., 1 Coordenador do estabelecimento, 1 Coordenadora de Biblioteca,  27 Assistentes Operacionais e 530 alunos.

PALESTRA 
No âmbito do projecto Ilídio Pinho, para dar início ao desenvolvimento do projecto "DÁVIDA" realizou-se no dia 11 do mês Fevereiro de 2011,  pelas  9 horas e 30 minutos, Polivalente da Escola Básica de Santa Cruz-Trindade, uma palestra destinada atodos os alunos dos 3.º e 4.º anos desta escola,  sobre o seguinte tema "A Biodivsesidade na Região de Chaves".  
 Esta foi apresentada pelo senhor Vice Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Engenheiro Germinal Rodrigues.



PLANTAÇÃO de CASTANHEIROS
No âmbito do 9.ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola" e o Projecto “Biologia, Ciências da Terra e da Vida – "DÁVIDA”, dia 18 de Fevereiro pelas 14 horas, os alunos representantes das turmas do 3.º ano e 4.º ano participarão numa plantação de Castanheiros em Calvão.
 

Semana da Floresta

No centro escolar desenvolveram-se a actividades variadas, durante a semana, para comemorar o "Dia Mundial da Árvore". 

Plantação de ervas aromáticas/medicinais na horta da escolar

Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos durante a semana da Floresta, no átrio da escola.

Realizou-se um lanche convívio no final da semana da Floresta
Os alunos do primeiro ano fizeram a preparação da germinação do feijão